Informação

TEATRO NA ESCOLA.

Por que as escolas resistem?

Membros: 14
Última atividade: 2 Ago, 2012

Fórum de discussão

Teatro em Libras, já viram? 1 resposta 

Trabalho com alunos surdos que tinham muita dificuldade em expressar em Lingua de sinais e comecei um trabalho com teatro. Foi maravilhoso porque a turma aprendeu Libras rapido. Ganhamos até prêmios.

Iniciado por ozana vera giorgini de carvalho. Última resposta de Samira Figueiredo Tavares 19 Maio, 2010.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de TEATRO NA ESCOLA. para adicionar comentários!

Comentário de Gilberto José de Camargo em 18 setembro 2010 às 8:48
Prezado Laerte

A sua idéia é sensacional, pois proporciona um sentimento de que podemos crer que é viável trabalharmos idéias velhas de forma nova, por isso precisamos do professor independente, livre da manobra dos governos, queremos autonomia didática, desde que respeitemos a ética.
Os professores no nosso Estado ainda são prisioneiros de suas cadernetas, não promovem nenhum passo que não esteja planejado, temem o diretor, o coordenador e são obrigados a introduzirem apostilas que na cabeça do Secretário da Educação funcionará, sem que os próprios alunos e professores participem. Ontem coloquei minha beca e promovi a acusação e a defesa da "educação" com meus alunos de último ano de Engenharia da Computação, foi uma experiência muito saudável, recebi até aplausos, sinal de que gostaram da "peça"
Comentário de Soraia Spolidório em 14 agosto 2010 às 16:46
Prezados!
Ministro aulas de Teatro em Escola, tenho uma excelente aceitação das crianças/adolescentes e seus pais.
Merda prá nós!
Comentário de João Batista do Nascimento em 5 agosto 2010 às 7:15
Trabalho com matemática na Universidade Federal do Pará e uma das propostas que desenvolvo é o uso do teatro na aula de matemática. Quem quiser conhecer é só pedir pelos e-mail: jbn[arroba]ufpa.br, joaobatistanascimento[arroba]yahoo.com.br
Comentário de Celso Sekiguchi em 19 abril 2010 às 9:58
Laerte, e pessoal:

Quem quiser algumas referências de trabalho realizado com teatro em escolas, tanto a Teia Multicultural (www.teiamulticultural.com.br), como a Escola Politeia (http://escola.politeia.org.br) têm como um de seus eixos principais, a arte, especialmente o teatro, realizando não somente as apresentações finais, mas utilizando-o como uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos conteúdos e métodos de aprendizagem, nos contextos de uma escola infantil e de Fundamenta I (Teia) e de FII (Politeia).

Além disso, conhecemos o Laerte e o seu Grupo do Grande Urso Navegante (com quem tbem vimos conversando desde o ano passado sobre eventuais peças - que ele já vem trabalhando - sobre inclusão de pessoas com deficiência), desde a época em que fizemos juntos o curso de formação do Teatro do Vento Forte (Ilo Krugli e cia.) e vamos trocando as experiências, que quiserem!

Bjs e abs, Celso (celso@politeia.org.br)
Comentário de Eugênia Pereira em 16 abril 2010 às 22:50
Ozana , muito bacana seu trabalho,estudei um pouco sobre libras na faculdade.Já houve uma grande evoluçao desde o reconhecimento desta especificidade.Mas ainda temos muito que aprender....enquanto isso vivenciamos as escolas 'inclusivas'.
Abraço e muita garra em seu trabalho!
Comentário de Eugênia Pereira em 16 abril 2010 às 22:48
Complicado trabalhar com teatro na escola!
Alguns educadores ainda pensam que este é um metodo que os educandos desenvolveram para 'matar' aula,fugir das atividades propostas,nao entendem que o teatro proporciona maior conhecimento das habilidades corporais,assim como a educaçao fisica, amplia a capacidade de concentraçao, entre outros.
Comentário de Marcia Soletti em 11 março 2010 às 21:35
Olá Ozana . . .
Também já trabalhei com alunos surdos. Eles possuem muita expressão facial e gestual o que facilita a execução do teatro. Já assisti peças lindíssimas apresentadas por surdos. É um trabalho encantador. Um abraço
Comentário de Samira Figueiredo Tavares em 23 fevereiro 2010 às 10:52
Olá pessoal,

Ano passado trabalhei em uam escola que trabalhava o teatro com seus alunos, desde então comecei a pesquisar um pouco sobre o assunto. Vocês têm alguma sugestão de leitura?

Este ano minha turma é de 5 anos e tenho muitoa vontadede desenvolver com eles o ensino de artes...

Abraços a todos,

Samira.
Comentário de Marcia Soletti em 2 fevereiro 2010 às 10:48
O professor pode ser o mediador para despertar na criança o gosto pela arte. Desde a Educação Infantil deve haver esta preocupação.
Comentário de Alex Moreira Roberto em 1 fevereiro 2010 às 17:39
Trabalhar com a arte, especificamente com teatro, nas salas de aulas públicas do nosso Brasil afora ainda é um grande desafio que compreende uma série de problemas, mas o mais difícil é dar o primeiro passo, depois que conseguimos iniciar um projeto, ganhamos força muitas vezes vindas de onde nem esperamos.... E ai ele começa a ganhar corpo, vida a crescer, as crianças compram a ideia e quando menos esperamos elas estão no palco concretizando as nossas idealizações, na grande maioria das vezes elas conseguem melhorar aquilo que projetmos em nossa cabeça anteriormente. Eu acredito que devemos tomar como desafio pessoal, sempre iniciar e desenvolver ao longo do ano letivo um projeto de tetro, pois só assim estaremos contribuindo com a nossa parcela para as mudanças que tanto queremos....
 

Membros (14)

 
 
 

© 2014   Criado por Nilton Lessa.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço